TAVIRA, A PRINCESA DO SOTAVENTO ALGARVIO

Publicado por viajens Em 06 Setembro 2012 Comentários Desligados

Tavira a princesa do Sotavento algarvio.

 Tavira é uma pequena cidade do Sotavento Algarvio. A sua população é de cerca de 15.000 habitantes. Tavira faz parte do Distrito de Faro e é sede do Município de Tavira. O município de  Tavira é limitado pelos municípios de Alcotim, Castro Marin e pela parte ocidental do concelho de Vila Real de Stº António, depois,  a sudoeste por Olhão, a oeste por São Brás de Alportel e por Loulé e a sul pelo Oceano Atlântico. Por sua vez o concelho de Tavira é formado por 9 freguesias. Tavira é uma região plana situada à beira mar. No interior tem uma orografia acidentada com alguns picos montanhosos que chegam a ultrapassar os 500 m de altitude. O principal rio de Tavira é o rio Gilão a que chamam também  Rio Séqua  ou ribeira de Asseca. Tavira goza de um clima temperado do tipo mediterrânico. Tavira tem Invernos chuvosos e Verões secos e quentes. A temperatura média anual ronda os 18º C. A estação chuvosa vai de Outubro a  Abril, sendo o mês mais chuvoso o mês de Dezembro.

  Uma vista do Rio Gilão

As costas marinhas de Tavira possuem algumas das mais belas praias de Portugal, todas elas incluídas no Parque Natural da Ria Formosa. Nos meses mais quentes do ano a temperatura da água do mar chega por vezes a atingir os 26º centígrados. A Ria formosa ocupa todo o litoral do Concelho de Tavira e encontra-se separada do mar por duas barras dunares. Para além da pesca Tavira tem uma interessante produção agrícola na zona do barrocal e nas faldas das serras produz mel e cortiça.

A magia nocturna do rio Gilão

Tavira é uma cidade bem servida de hotéis e residenciais e possui uma enorme profusão de restaurantes onde se pode comer bem e barato, principalmente pratos de peixe e de marisco.

Esplanada de um restaurante

No Verão as temperaturas amenas das tardes e das noites Tavirenses propiciam um grande bem estar e muito prazer em andar ao ar livre, visitando jardins e esplanadas. O Município de Tavira contrata com frequência grupos musicais e cançonetistas que animam as noites da cidade.

  Um restaurante, num antigo mercado

Tavira é uma cidade simpática que dá gosto visitar e que proporciona descanso e bem estar aos seus visitantes. Não admira pois que seja constantemente procurada por turistas portugueses e estrangeiros.

    Um resyaurante de Tavira

Passei três dias em Tavira e tive muita vontade de lá permanecer mais tempo. As fotos que publico, foram as que tirei nas minhas deambulações pela cidade.

 Hotel de **** Vila Galé

Piscina no interior do Hotel Vila Galé

  Animação nocturna em Tavira

      O coreto no jardim da cidade de Tavira

Tavira, centro, arredores do hotel

 Lua cheia sobre o rio Gilão

ASL – 01.09.2012