Almada tem praias com qualidade de ouro

Publicado por viajens Em 14 Junho 2012 Comentários Desligados

Quinze praias do concelho têm “qualidade de ouro”, segundo uma avaliação feita pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.

Almada destaca-se como o segundo concelho de País a reunir o maior número de zonas balneares com este galardão atribuído.

Esta avaliação é feita no início de todas as épocas balneares, com base na informação pública oficial disponibilizada pelo Instituto da Água, através do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos. O objetivo é realçar as praias que, ao longo de cinco anos, apresentam sistematicamente boa ou excelente qualidade das suas águas.

A atribuição do galardão Praias com Qualidade de Ouro é mais limitada quando comparada com a atribuição da Bandeira Azul, baseando-se apenas na qualidade da água das praias, apesar de ser mais exigente neste aspeto em específico.

Para receber a classificação de praia com qualidade de ouro, a zona balnear tem de respeitar três critérios:
- Qualidade da água “boa” nas três épocas balneares entre os anos de 2007 e 2009, sendo que “boa” era, até 2009, a melhor qualidade possível de acordo com a anterior legislação europeia;

- Qualidade da água “excelente” nas duas últimas épocas balneares de 2010 e 2011;

- Todas as análises realizadas na última época balnear (de 2011) foram “excelentes”.

Listagem das praias do concelho de Almada com qualidade de ouro:
Bela Vista
Cabana do Pescador
Cova do Vapor
Infante
Mata
Morena
Praia do CDS
Praia Nova
Rainha (Almada)
Rei
Riviera
S. João da Caparica
Saúde
Sereia
Tarquínio Paraíso